A Apple será a ponte para a tecnologia do futuro?
A Apple está implementando ferramentas para oferecer suporte a experiências na Web sempre conectadas, possivelmente estendendo-se de aplicativos de Realidade Aumentada (AR) via Safari para notificações baseadas em navegador. Isso pode sinalizar como a empresa vê o hype do metaverso se tornando relevante para a realidade.
Realidade aumentada como plataforma
Dois recursos de entrada no iOS 15.4 (atualmente em teste beta) fornecem um vislumbre de como a Apple pode pensar: Web XR e Web Push Notifications no iOS. O desenvolvedor Maximiliano Firtman diz que nenhum dos recursos funciona ainda, mas ambos são descritos na versão beta atual, o que implica que em algum momento eles funcionarão.
Combinado com o restante das ferramentas, APIs e estruturas focadas em AR da Apple, agora você tem um conjunto cada vez mais poderoso de soluções interligadas para criar e consumir essas experiências. Todos eles já são, em certa medida, suportados em mais de um bilhão de dispositivos que as pessoas usam todos os dias.
Tudo que você precisa é a ferramenta com a qual acessá-los.
Tudo que você precisa é de uma plataforma.
Melhor pode ser melhor que o superior
O CEO da Apple, Tim Cook, costuma usar a expressão “puxar a corda” sobre como a Apple trabalha com novos campos e indústrias. É uma articulação do que acontece quando você investe bilhões de dólares em P&D, mas não necessariamente tem o ônus de um prazo.
Dada a chance de investigar profundamente um tópico, você pode encontrar uma maneira de criar soluções aparentemente simples para problemas complexos. “Fazer a solução parecer tão completamente inevitável e óbvia, tão simples e natural – é tão difícil”, disse uma vez Jony Ive, o lendário ex-designer da Apple. A simplicidade é complicada.
A Apple sempre abordou problemas difíceis dessa maneira.
Ele entende que resolver desafios não é tão simples quanto encontrar a resposta, trata-se de garantir que a resposta seja profundamente acessível.
Ainda me lembro da importante entrevista “Time”, de Michael Krantz, com o então iCEO da Apple, Steve Jobs (1999), quando ele disse:
“A tecnologia explodiu. Está ficando mais complicada a cada dia. E existem muito poucas maneiras de nós, meros mortais, abordarmos toda essa tecnologia. As pessoas não têm uma semana para pesquisar as coisas e descobrir como elas funcionam. A Apple sempre foi, e espero que sempre seja, uma das principais pontes entre os mortais e essa tecnologia muito difícil”.
É por isso que a Apple puxa essas cordas em diferentes manifestações da tecnologia. Para pegar tecnologias e ideias incrivelmente complexas e transformá-las em realidades compreensíveis, as pessoas podem usar e entender – e fazer produtos que as pessoas pareçam amar e entender a partir dessas ideias.
A Apple não será a gêmea do mal
No caso do metaverso – que é uma expressão estúpida – o que poderia ser mais complexo do que construir “gêmeos digitais” de toda a nossa realidade vivida?
A empresa vem trabalhando silenciosamente nisso desde pelo menos 2017, quando Cook disse: “acho que a AR é grande e profunda e essa é uma daquelas coisas enormes que vamos olhar para trás e nos maravilhar no início”.
Também não é uma visão de mundo único. A AR não é sobre reuniões virtuais com amigos, Pokémon ou o Facebook assumindo controle social e capitalismo de vigilância.
Trata-se de aumentar tarefas e processos realmente importantes, como operações cirúrgicas, resposta a emergências, manutenção industrial, educação, atrações para visitantes, prototipagem e design de novos produtos. É sobre experiências de entretenimento esportivo de sentido completo – e sobre fisioterapia, bem-estar e exercícios. Trata-se de aumentar o que está ao seu redor com informações que você não poderia reunir de outra forma.
Na melhor das hipóteses, o AR deve ser sobre a construção de modelos digitais para qualquer processo imaginável do mundo real, para que você possa alterar os parâmetros nesse mundo virtual enquanto descobre como melhorar os resultados no mundo real. Trata-se de configurar esses mundos virtuais automatizados para trabalhar para você, aumentando seus recursos.
Estes são os “gêmeos digitais”.
Em que mundo você vai viver?
Vários metaversos existirão. Mas será a Apple que trabalhará para criar uma realidade digital que encontre as pessoas onde elas estão, não onde ela quer que estejam. Os 14.000 aplicativos ARKit já na App Store fornecem um vislumbre de onde estamos indo.
Enquanto isso, Meta está visitando legisladores conservadores e organizações libertárias para convencê-los de que sua visão para o metaverso não é má. Do outro lado da divisão política, a deputada Alexandria Ocasio Cortez (D-NY) não parece convencida.
“O foco da Apple está no aqui e agora, com a empresa se recusando a ser pega no hype do metaverso”, disse recentemente Emilio Campa, Analista da GlobalData.
“Rivais como o Meta (antigo Facebook) estão focados em construir o ‘metaverso de amanhã’, mas isso corre o risco de confundir os consumidores. A Apple sabe como as pessoas usam a tecnologia hoje, e seu silêncio no metaverso não deve ser interpretado como ignorância. A Apple está bem posicionada para lucrar com seus softwares e plataformas estabelecidos, quando o metaverso começar a se unir”.
Quando se trata do metaverso, a Apple está em posição de esperar até que todos os outros tenham tentado, e então entrar e oferecer sua própria visão inovadora.
Ou, como Ive uma vez também disse: “’diferente’ e ‘novo’ é relativamente fácil. Fazer algo que é genuinamente melhor é muito difícil”.