Toda vez que você faz uma pesquisa no Google conectado em sua conta, esses dados são armazenados no banco de dados sobre você. Suponhamos que você fez uma pesquisa sobre móveis planejados, porque gostaria de fazer uma cozinha com armários modulados em sua casa. Bom, o Google manterá essa informação.
Na próxima vez que você entrar em qualquer site que é afiliado no Google Adsense, e exibe anúncios (o que é normal, pois são assim que muitos sites sobrevivem financeiramente, e conseguem pagar a equipe que escreve as matérias que você tanto gosta), lá estará o anúncio baseado no que você procura: Empresas que vendem móveis planejados.
Assim, a chance de você clicar na publicidade é muito maior do que se fosse qualquer outro tipo de anúncio aleatório. Dessa forma, o Google consegue oferecer para as empresas anunciantes, muito mais vantagens do que outras formas de publicidade.
Isso porque a empresa que vende os móveis planejados, tem muito mais chances de vender se os anúncios forem exibidos para você, pessoa que pesquisa sobre isso.
E os sites que você entra são apenas um exemplo, pois o Google usará todas as plataformas possíveis para exibir esse anúncio para você. Isso inclui Gmail, YouTube, pesquisa na web, imagens, etc. Na verdade, o objetivo final do Google em acompanhar e armazenar suas informações não é necessariamente uma coisa ruim.Muitas vezes, você pode de fato encontrar uma boa promoção de algo que procura, e isso pode ajudar na sua vida. Mas, as crescentes preocupações com a privacidade motivaram muitas pessoas a monitorar cuidadosamente seus dados, incluindo dados compartilhados on-line.
Onde ver as informações que o Google coletou sobre você?
Você pode acessar seu dossiê no link Minha Atividade. Essa ferramenta mostra, por exemplo, o que você acessou através do Google Chrome (O Google não consegue ter acesso ao que você faz quando está usando o Mozilla ou Safari, por exemplo). Além disso, a ferramenta apresenta sua navegação em ordem cronológica.
O “Minha atividade” é dividido em quatro categorias: Chrome, Pesquisa, Pesquisa de imagens e Anúncios. Você pode, nessa mesma ferramenta, excluir os seus dados coletados e impedir que sejam coletadas mais informações. Mas lembrando que se você interromper o armazenamento de suas informações, seu smartphone não vai reconhecer a sua voz através do Google Now. O YouTube também vai deixar de sugerir vídeos ou apresentar seu histórico.
Como fazer o Google parar de seguir você?
Passo 1: Clique no menu ao lado superior esquerdo, e selecione “Excluir atividade por”;
Passo 2: Agora, selecione o período de uso do Google em que você quer que excluir as informações (por exemplo, “todos os períodos” para excluir tudo), os produtos (por exemplo, “Todos os produtos”) e depois clique em “excluir”;
Passo 3: Agora, para impedir que sejam coletadas informações futuras, volte à página inicial, clique novamente no menu e escolha a opção “Controles de Atividade”;
Passo 4: Agora basta ir em cada um dos tipos de atividades e deslizar a barra azul, até que ela fique sem cor.
Gostou desse artigo? Continue lendo nossos artigos, obrigado a todos!